segunda-feira, 26 de novembro de 2007

O Alquimista

Ontem terminei de ler "O Alquimista", um livro do escritor Paulo Coelho.

Críticas à parte, quem me conhece, sabe que gosto desse tipo de assunto e de literatura, portanto sou suspeita para falar. De qualquer forma vale registrar que foi uma leitura leve e agradável. Um bom programa para o meu final de semana. A história fala da busca pessoal de um homem que, para alcançar seu sonho (ou sua lenda pessoal), conhece pessoas diferentes, vive experiências inimagináveis até, finalmente, encontrar-se consigo mesmo.

Ao longo do livro, fui anotando diálogos e reflexões que achava interessante e válidos para a vida de qualquer pessoa.
Transcrevo-os a seguir:


"Devemos estar preparados para as surpresas do tempo." (p.23)
"É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante" (p.26)
"Lenda Pessoal é aquilo que você sempre desejou fazer. Todas as pessoas, no começo da juventude, sabem qual é sua lenda pessoal (...), nesta altura da vida, tudo é claro, tudo é possível, e elas não têm medo de sonhar e desejar tudo aquilo que gostariam de ver em suas vidas. Entretanto, à medida que o tempo vai passando, uma misteriosa força começa a tentar provar que é impossível realizar a lenda pessoal." (p.35)
"Deus escreveu no mundo o caminho que cada homem deve seguir. É só ler o que ele escreveu pra você." (p.41)

"Existe uma linguagem que está além da palavra (p.52). Se eu aprender a decifrar esta linguagem sem palavras, vou conseguir decifrar o mundo." (p. 53)
"Nunca desista dos seus sonhos. Siga os sinais." (p.68)
"MAKTUB! Você precisaria ter nascido árabe para compreender. Mas a tradução seria algo como está escrito (...) Às vezes é impossível deter o rio da vida." (p.63)
"Sentimos medo de perder aquilo que temos, mas este medo passa quando entendemos que nossa história e a história do mundo foram escritas pela mesma mão." (p.80)
"Cada um tem a sua maneira de aprender." (p.101)
"Enquanto estou comendo, não faço nada além de comer. Se estiver caminhando, apenas caminharei (...), porque não vivo no meu passado, nem no meu futuro. Tenho apenas o presente, e ele é o que me interessa. Se você permanecer sempre no presente, então será um homem feliz." (p.102)
"No presente é que está o segredo; se você prestar atenção no presente, poderá melhorá-lo. E se você melhorar o presente, o que acontecerá depois também será melhor." (p.119)
"Deus mostra o futuro raramente e por uma única razão: é um futuro que foi escrito para ser mudado." (p.119)

"Talvez Deus tenha criado o deserto para que o homem pudesse sorrir com as tamareiras". (p.105)
"Sempre existe no mundo uma pessoa que espera a outra, seja no meio de um deserto, seja no meio das grandes cidades. E quando estas pessoas se cruzam, e seus olhos se encontram, todo o passado e todo o futuro perde qualquer importância e só existe aquele momento e aquela certeza incrível de que todas as coisas debaixo do sol foram escritas pela mesma mão." (p.112)
"Siga sempre os sinais"(p.118)
"Qualquer coisa na Terra pode contar a história de todas as coisas. Se abrisse um livro em qualquer página, ou olhasse as mãos das pessoas, ou cartas de baralho, ou vôo dos pássaros, ou seja lá o que fosse, qualquer pessoa iria encontrar um laço com a coisa que estava vivendo. Na verdade, não eram as coisas que mostravam nada, eram as pessoas que, olhando para as coisas, descobriam a maneira de penetrar na Alma do Mundo." (p.118)
"A coragem é o dom mais importante para quem busca a Linguagem do Mundo." (p.127)

"O amor nunca impede um homem de seguir sua Lenda Pessoal. Quando isto acontece, é porque não era verdadeiro Amor, aquele que fala a Linguagem do Mundo." (p.135)
"Se o que você encontrou é feito de matéria pura, jamais apodrecerá, e você poderá voltar um dia. Se foi apenas um momento de luz, como a explosão de uma estrela, então não vai encontrar nada quando voltar. Mas terá visto uma explosão de luz. E só isto já valeu a pena ." (p.139)
"Os sábios entenderam que este mundo natural é apenas uma imagem e uma cópia do Paraíso. A simples existência deste mundo é a garantia de que existe um mundo mais perfeito que ele. Deus criou para que, através das coisas visíveis, os homens pudessem compreender seus ensinamentos espirituais e as maravilhas da sabedoria." (p.141)
"Escute seu coração. Ele conhece todas as coisas, porque veio da Alma do Mundo, e um dia retornará para ela." (p.141)
"Ninguém consegue fugir do coração. Por isso é melhor escutar o que ele fala. Para que jamais venha um golpe que você não espera." (p.143)
"O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento." (p.143)
"Sempre antes de realizar um sonho, a Alma do mundo resolve testar tudo aquilo que foi aprendio durante a caminhada. Ela faz isso não porque seja má, mas para que possamos, junto com nosso snho, conquistar também as lições que aprendemos seguindo em direção a ele. É o momento em que a maior parte das pessoas desiste. É o que chamaos, em linguagem do deserto, de morrer de sede quando as tamareiras já apareceram no horizonte." (p.145)
"Uma busca começa sempre com a Sorte de Principiante. E termina sempre com a Prova do Conquistador." (p.145)
"Quando temos grandes tesouros diante de nós, nunca percebemos" (p.146)
"Os olhos mostram a força da alma" (p.149)
"Quando uma coisa evolui, evolui também tudo que está a sua volta." (p.150)
"Quem interfere na Lenda Pessoal dos outros, nunca descobrirá a sua." (p.150)
"Quem vive sua Lenda Pessoal, sabe tudo que precisa saber. Só uma coisa torna o sonho impossível: o medo de fracassar." (p.153)

"Somos nós que alimentamos a Alma do Mundo, e a terra onde vivemos será melhor ou pior, se formos melores ou piores."
(...)

Nenhum comentário: