terça-feira, 30 de outubro de 2007

Poema do Breve Exílio - Alziro Zarur*

"Quem foi que disse
que me conhece?
Certamente foi alguém
que também não se conhece.
Meu passo é lento
e, entretanto, eu sou veloz
como um pássaro na altura.
Meu olhar é restrito
e, entretanto, eu vejo além
de planetas e de estrelas,
como um telescópio vivo.
Tenho saudade da Pátria Etérea,
porque lá é que eu sou Eu,
sem chumbo nos pés,
sem areia nos olhos.
Estou aqui de passagem,
por pouco tempo,
e ninguém sabe.
Quem foi que disse
que me conhece?

Irmãos,
eu vos estranho,
e até me estranho entre vós.
Sabeis quem sou?
É claro que não sabeis.
Tão cedo não sabereis
nem, ao menos, quem sois vós.
Vossa terra é grosseira,
vosso corpo é um sudário.
Como é que podeis amar
o vosso amor de excrescências?
Pois não conheceis o Amor,
sem calos nas mãos,
sem espinhas no rosto,
sem dentes cariados,
sem nervos nem ciúmes,
sem palavras de mau hálito.
Um dia,
conhecereis o Amor
sem moléstias venéreas.

Quem foi que disse
que me conhece?
Nem meu pai,
nem minha mãe,
nem meus irmãos,
nem parentes nem vizinhos,
nem psicólogos de esquina.
Talvez Alguém
de outros tempos,
de outras esferas
do Espaço Infinito,
talvez.

Estou exilado entre vós,
até um dia,
que só Deus sabe.
Estou aqui de passagem,
por pouco tempo,
e ninguém sabe.
Quem foi que disse
que me conhece?
Nem eu me conheço mais,
na vossa terra grosseira,
eu que tenho 2000 anos
já feitos e bem vividos.

Estas não são minhas faces,
não são estas minhas mãos,
meu corpo não é assim.
Eu me lembro
do que sou na realidade,
não é nada disto aqui
que vós todos abraçais.
Nem minha voz é a voz
que o microfone transmite,
em ondas curtas e médias.
Quem foi que disse
que me conhece?
E a quem poderei amar?
Vosso amor é algo torpe,
algo grotesco,
não é Amor.

Ah! Agora me lembro bem
que desci por pouco tempo,
exilado na missão
de vos dizer algo mais
da Pátria Étérea que habito.
Alegrai-vos, irmãos puros,
porque vos conduzirão
à Terra da Promissão,
que Deus fez só para os bons.
Mas, até lá, eu me estranho,
e não me conheço mais,
eu que tenho 2000 anos
já feitos e bem vividos.

Quem foi que disse
que me conhece?
Certamente foi alguém
que também não se conhece."


(Esse poema encontra-se na página 287 do Livro de Deus - A Saga de Alziro Zarur, escrito por Paiva Netto)


* Alziro Abrahão Elias David Zarur (19141979) foi jornalista, radialista, poeta e escritor. Participou da chamada "Era de Ouro" do rádio brasileiro.
Possuía uma voz impressionante, além de inteligência e conhecimento que lhe permitiram grande destaque. Em
1949, estreou um programa religioso na Rádio Globo, gênero que não havia praticado até então.
Em
1950, fundou a Legião da Boa Vontade (LBV), com objetivos de promover o diálogo inter-religioso.
O que eu digo sobre ele?
Ah... com certeza um homem muito à frente do seu tempo...

2 comentários:

Unknown disse...

Sabrina, ainda bem que existem pessoas como você para lembrar de uma das melhores pessoas que tive oportunidade de conhecer em minha vida - Alziro Zarur

Marcos Queiroz.

Anônimo disse...

Certamente um dos espíritos mais evoluídos reencarnados neste planeta.