sexta-feira, 19 de outubro de 2007

VICE-PREFEITO FALA SOBRE CORRUPÇÃO NA POLÍTICA


Por Sabrina Martins


O vice-prefeito de Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcellos (PV), fez duras críticas ao atual sistema político brasileiro, durante encontro com estudantes de jornalismo da PUC Minas, no último dia 28, sexta-feira.

Perguntado se já havia sofrido alguma tentativa de suborno, Ronaldo (foto)demonstrou quão comum se tornou esse tipo de prática ao alegar que já foi abordado algumas vezes, inclusive no dia anterior à palestra. Confirmou a existência de muitos políticos desonestos, mentirosos, preguiçosos e descompromissados com quaisquer causas, fazendo do mandato público apenas mais uma fonte de renda. Ainda segundo o ex-deputado federal, é preciso ter “jogo de cintura” para conviver em um meio tão dividido.

O vice-prefeito, que também é apresentador do Programa Ecologia e Cidadania (pelo Canal 13 e pela Band News FM), alega que a sociedade desinformada e pouco participativa, ao eleger representantes sem idéias claras ou projetos concretos, é uma das responsáveis pelo agravamento da situação. Outro fator, determinante segundo ele, é a “multipartidarização” ocorrida nos últimos anos, que tem permitido a entrada de pessoas cada vez mais leigas na máquina pública, com pouco ou nenhum valor moral, filiadas a partidos cada vez menos estruturados e com objetivos vagos. Ronaldo Vasconcellos defende uma redução drástica no número de partidos e um investimento maior na formação de lideranças e discussões temáticas entre os membros partidários.

Sobre o caso Renan, o vice-prefeito se posicionou favorável ao fim do voto secreto, mas não se manifestou claramente em relação à absolvição do senador. Na ocasião, Ronaldo anunciou, ainda, sua intenção de candidatura à prefeitura de Belo Horizonte nas eleições de 2008.


(Minha primeira matéria escrita na faculdade - set/2007)

Nenhum comentário: