sábado, 20 de junho de 2009

FIM DAS FACULDADES

"Seus problemas se acabaram! No STF foi aprovado que jornalsta não precisa de diploma, não. Fim da faculdade de jornalismo e comunicação.

Engenheiros, arquitetos não precisam mais não. Basta chamar o seu pedreiro que de obra entende de montão. Lá se vai a faculade de arquitetura e de engenharia. Se a ponte, o prédio cair, faz o político sorrir. Tem verbas superfaturadas para de novo tudo erguer.

Falta aprovar o fim da odontologia. Para que dentista se já existe "prático" a trabalhar. Se não tem dentista para que estudar? Seguindo o mesmo caminho, médicos também vão acabar. Basta tomar um chazinho ou um curandeiro chamar para todo mundo se curar. Acabando a medicina, para que tu vais estudar?

Doutor advogado, ministros do Supremo não vamos mais precisar. Acabando a faculdade de direito, para que estudar?

Professor também não precisa mais, pois o ensino acabará. Não havendo educação, povo manso e sem opinião vai eleger de novo uma cambada de ladrão. Quem fala isso é um pai de uma jornalista com pós-graduação, com nota 10 com louvor, que não vai ter emprego mais!

Acabando as escolas teremos quatro profissões: políticos, jogadores de futebol, atores e cantores, que não precisam estudar..."

Carta do leitor Carlos Pravato, publicada hoje no "Alô Redação", do jornal Super Notícia.

Adendo:
Engraçado que enquanto o jornalismo é reduzido à "facilidade com as letras", outras profissões são reconhecidas, como a de DJ. Há um ano cogitava-se a regulamentação dessa profissão, conforme podemos comprovar em notícia publicada no portal Uai.
Vale conferir:
http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_7/2008/06/09/em_noticia_interna,id_sessao=7&id_noticia=66409/em_noticia_interna.shtml

PS: Será que jornalistas formados, portanto estudados, incomodam tanto assim os interesses por trás da decisão do supremo?

2 comentários:

Joelmir Tavares disse...

Mas vale a pena ler uma opinião diferente, como esta, do Danilo Gentili, do "CQC":
http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2009/06/19/imprensa28949.shtml

Ele tem uns argumentos fortes.

Unknown disse...

Olá! Acredito que a decisão do STF tem sido mal interpretada: eles são decretaram o fim das faculdades - já que não arbitram sobre isto. Apenas disseram que outras pessoas, que não apenas os formados em comunicação, poderão ser chamadas de jornalistas - e não apenas colaboradores.Editores disseram que não mudarão sua forma de contratar. Sendo assim, penso que a faculdade de comunicação não foi desvalorizada - apenas poderá passar por mudanças tornando-se ainda mais informativa e adequada ao aumento na concorrência...